quinta-feira, 25 de julho de 2013

ADOLFO CASAIS MONTEIRO

 
 
 
 
        Adolfo Casais Monteiro nasceu no Porto, no dia 4 de Julho de 1908, e viveu até 24 de Julho de 1972.
       
         Foi poeta, crítico literário, novelista, tradutor, editor e professor.
       
         Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
       
         Por assumir posições políticas contra o regime vigente, foi afastado do ensino. Preso várias vezes, decidiu exilar-se no Brasil.        Participou nas comemorações do 4º centenário da cidade de S. Paulo.        
       
         Foi professor de Literatura Portuguesa em várias universidades brasileiras.
       
         Dirigiu as revistas “Presença”; “Águia” e “Mundo Literário”.     
       
         Traduziu autores como: Baudelaire” Hemingway, Stendhal, Tolstoi, etc.
 
          A sua obra poética prosseguiu o primeiro movimento
modernista português.
       
          Publicou vários ensaios, tais como: “Fernando Pessoa e a Crítica“ e Estrutura e Autenticidade na Teoria e na Crítica Literárias”.
       
           Em colaboração com a Associação Portuguesa de Escritores, foi criado o “Prémio Literário de Poesia de Adolfo Casais Monteiro”.
 
 
           Do livro “Noite Aberta aos Quatro Ventos”, o poema:
 
                                       A Palavra Impossível
 
Deram-me o silêncio para eu guardar dentro de mim
a vida que não se troca por palavras.
Deram-mo para eu guardar dentro de mim
as vozes que só em mim são verdadeiras.
Deram-mo para eu guardar dentro de mim
a impossível palavra da verdade.
 
Deram-me o silêncio como uma palavra impossível,
nua e clara como o fulgor duma lâmina invencível,
para eu guardar dentro de mim,
para eu ignorar dentro de mim
a única palavra sem disfarce -
A Palavra que nunca se profere.
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...